Assine Gestão Escolar
Revista do mês
Gestão Escolar
Assine Gestão Escolar
publicidade

Tecnologia: soluções virtuais para problemas concretos

Feira em Londres mostra como a inovação tecnológica pode melhorar a aprendizagem, avaliar os resultados e promover a interação

Paola Gentile, de Londres

Página de > >|
=== PARTE 1 ====
A maior do mundo. Foto: Paola Gentile
A maior do mundo A 28ª versão da Bett Show ocupou um pavilhão de 35 mil metros quadrados, em Londres

Sistemas de avaliação que registram imediatamente as respostas dos alunos e as organizam em gráficos e tabelas. Lousas e mesas interativas, com acesso à internet. Mesa para autistas produzirem animações. Jogos e desenhos em 3D, com conteúdos de todas as disciplinas. Para descrever todas as novidades exibidas nos 700 estandes da 28ª British Education Training and Tecnology (Bett Show), que aconteceu em Londres entre os dias 11 e 14 de janeiro, precisaríamos de um catálogo com centenas de páginas. O London Olympia Exhibition Centre - pavilhão de estilo vitoriano de 35 mil metros quadrados -, recebeu este ano cerca de 30 mil visitantes e mostrou, em cada canto, como os avanços tecnológicos servem cada vez mais à Educação.

Uma programação inteiramente dedicada aos líderes mostrou - além dos equipamentos e programas para facilitar a administração financeira e fazer o controle da entrada e saída de funcionários e alunos - as soluções que várias escolas do Reino Unido e de outros países estão buscando para problemas da gestão da aprendizagem, do espaço e da comunidade e nas áreas de avaliação e inclusão.

Gestão da aprendizagem
Ênfase na interação

"Crianças e adultos gostam de aprender explorando, experimentando, lendo e interagindo com outras pessoas. A tecnologia oferece todas essas possibilidades", afirmou Miles Berry, especialista em tecnologia da Educação da Universidade de Roehampton. A lousa e a mesa interativas facilitam o compartilhamento de informações entre alunos e entre eles e o professor. Emma Chandler, que leciona Estudos Sociais na Emerson Park School, em Essex, condado a sudeste do Reino Unido, contou como coordenou a produção de um texto para o jornal da escola enviando e recebendo mensagens pelo Twitter - recurso, aliás, que ela utiliza três ou quatro vezes durante a aula para lembrar a turma sobre a programação do dia e sugerir que sigam algum especialista da disciplina. Na WestField Junior School, em Yateley Hampshire, ao sul do país, atividades de pesquisa preveem entrevistas pelo Skype - ferramenta também usada para que os alunos ensinem os colegas (estudantes da escola exibiram durante a feira uma explicação feita por um deles sobre como resolver contas de multiplicação por decomposição, usando animação e voz via internet).

Gestão do espaço
Fim das barreiras físicas e tecnológicas

Darren Murphy, consultor de tecnologia educacional da Hall School, em Londres, disse que a escola do futuro terá um computador por aluno, com telas que respondem ao toque para facilitar o manuseio e a inclusão, posicionadas de forma que todos possam ver e serem vistos - inclusive o professor - e um sistema de administração de atividades de comunidades online, como o Moodle (sigla de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Mas isso não é tudo. O espaço físico precisa abrigar não somente os equipamentos mas também uma maneira de ensinar que privilegie a autonomia dos jovens. "Temos escolas com ambientes para até 120 alunos chamados de base de aprendizagem", contou John Sibbald, da Manchester Communication Academy. Enquanto grupos de diversos níveis desenvolvem diferentes tarefas, os professores das várias áreas dão orientações. As vantagens do espaço aberto: otimização do uso da tecnologia, colaboração entre alunos e entre professores, trabalho multidisciplinar e inclusão.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====

Página de > >|
Compartilhe

Gostou desta reportagem? Assine GESTÃO ESCOLAR
e receba muito mais conteúdo a cada edição!

 

Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 018, Fevereiro/Março 2012. Título original: Soluções virtuais para problemas concretos
Comentários

 

 Garanta já a sua revista! Assinaturas, edições impressas e digitais
Gestão Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.