Assine Gestão Escolar
publicidade
  Blogs

Coordenadoras em Ação

Blog das coordenadoras pedagógicas: a gestão escolar vista de dentro da escola e na prática

Eduarda Diniz Mayrink, coordenadora pedagógica, e Leninha Ruiz, formadora
na área de Educação Infantil
Eduarda Diniz Mayrink, coordenadora pedagógica, e Leninha Ruiz, formadora na área de Educação Infantil


Como eu preparo as pautas de formação dos professores

| Ensino Fundamental - Maria Inês Miqueleto

Fazer uma pauta detalhada ajuda a aproveitar melhor o tempo das reuniões de formação

Preparar uma pauta de ATPC não é nada fácil! Eu acho tão complicado quanto preparar uma aula – exige tempo, estudo e dedicação. Me esforço muito para deixá-las o mais completa possível, para que ela seja um roteiro mesmo do que será trabalhado com os professores. Dessa forma, chego para as reuniões sabendo exatamente o que nós vamos fazer – do início até o fim.

Para definir o conteúdo que será discutido, levanto os temas por meio dos instrumentos que utilizo para acompanhar as aprendizagens dos alunos (portfólios, simulados e observação de aulas) e assim, verifico o que precisa ser trabalhado com os professores. As orientações que recebo na Diretoria de Ensino também ajudam na minha formação e são essenciais na formação dos professores.

O passo a passo do preparo das reuniões

Antes da reunião:

1º. Planejo o que pretendo trabalhar na reunião em termos de conteúdos, temas ou assuntos; materiais que serão utilizados; a leitura a ser feita aos professores e a frase que gosto de colocar na pauta.

2º. Vou para o computador e digito a pauta que tem uma estrutura:

- Nome da escola.

- Cabeçalho.

- Objetivos da reunião que, aliás, escrevo de forma simples, clara e objetiva.

- Conteúdos que serão trabalhados.

- Atividades que na sequência vão desencadear as discussões, os estudos, isto é, um encaminhamento metodológico da reunião, do início até o fechamento da mesma.

- Uma frase finaliza a pauta.

3º. Providencio para todos os professores: cópia da pauta, xerox de textos, ou seja, os materiais necessários para a reunião.

4º. Imprimo a lista de presença, que é muito importante.

Para fazer tudo isso, demoro em média três a quatro horas e, de uma reunião para outra, já fico planejando mentalmente o que fazer na próxima. É uma loucura!

Disponibilizo aqui dois modelos de pauta que fiz para a escola onde trabalho: uma sobre revisão de texto e outra sobre como trabalhar notícias de jornais em aula.

Durante a reunião:

Inicio todas as reuniões com uma leitura de texto literário para os professores.

Na sequência, entrego a pauta da reunião e faço a leitura da mesma. Também entrego ao professor responsável pelo registro da reunião uma pauta que possui no verso um espaço para os registros. Eu arquivo esses registros e os encaderno ao final de cada semestre.

Então, damos início às atividades planejadas e encerramos com comentários do que foi discutido e com propostas para as próximas reuniões. Ao final de cada semestre, os professores avaliam as reuniões de ATPC, que me proporciona redirecionar as mesmas.

Não acho tão simples organizar uma reunião de formação, principalmente, porque também tenho que me preparar para os assuntos ou temas que serão tratados. Ou seja, tenho que, literalmente, estudar e pesquisar antes de apresentá-los.

Depois da reunião:

Organizo a pauta e materiais estudados num portfólio com as reuniões de ATPC.

E vocês como organizam as pautas de formação?

TAGS: , , , 95 Comentários

Deixe seu comentário






Escreva aqui o seu comentário

95 comentários

  • Noélia - 26/07/2012 às 7:10 pm

    E assim Maria, a nossa escola cresce,cresce e cresce!!!
    Um grande beijo.Nono.

  • MARIA SILVIANE DE SOUSA BEZERRA - 26/07/2012 às 8:09 pm

    As temáticas das formações em nossa escola surgem das observações que realizamos ao longo do mês, temos de quatro a cinco planejamentos semanais, sendo que, as formações acontecem no último planejamento. Das observações que fazemos, sugerimos quatro temas para que os professores escolham um. Temos visto a importância da formação em serviço, mas percebo a pouca credibilidade que os professores dão às formações que acontecem na escola,realizadas pela própria coordenação pedagógica. impressão que dá é que esperam um “salvador” que possa resolver todos os problemas da escola.

    • mariaines - 27/07/2012 às 2:22 pm

      Maria Silviane, penso que ainda temos uma cultura escolar, que busca receitas, mas elas não existem, não é mesmo? Abraços.

  • Francine - 26/07/2012 às 8:42 pm

    Essa organização, embora trabalhosa, garante uma credibilidade imensa ao trabalho a ser desenvolvido, engajando e motivando os professores no momento de sua execução.

    • mariaines - 27/07/2012 às 2:23 pm

      Francine, que bom que você pensa, sente e fala isso. É muito importante para a coordenação. Beijos.

  • cate cilene rezende herrerias - 27/07/2012 às 11:03 pm

    Muito importante sistematizar o trabalho de formação dos professores nos htpcs.Estou adorando o blog.Parabéns!!!!

  • Tânia Regina Zavata Catalano - 28/07/2012 às 1:30 pm

    “Tia Nica”… (lembra, é do tempo da faculdade!!!). Maria Inês, fiquei muito feliz quando fiquei sabendo do seu merecido reconhecimento e me senti o máximo em contar pra todos que você foi minha professora na faculdade é que serve de exemplo em todo caminho de minha formação, afinal, estamos sempre nos fazendo pronto. Sucesso, luz e que divdida sempre seus conhecimentos conosco. Saudades!

    • mariaines - 01/08/2012 às 5:31 pm

      Tânia, muito obrigada pelo carinho e pela visita ao blog. Sempre teremos novidades. Muitos beijos!!!

  • Elaine Pariz Manzolli - 30/07/2012 às 12:36 am

    Não faço esta pauta tão completa, mas adorei. Dentre os itens que você coloca, acho o mais importante as visitas nas salas de aula e as conversas informais com os professores. Observando as aulas e participando juntas em alguns momentos vamos percebendo as necessidades de aprendizagem da equipe.

  • Janete - 30/07/2012 às 6:36 pm

    Parabéns pelo trabalho!

  • Rosimara Negri - 30/07/2012 às 8:17 pm

    Olá Maria Inês. Estou sempre acompanhando o seu trabalho. Sou coordenadora do Fundamental II. Gostei muito da sua organização da pauta, eu também faço assim, mas é um pouco diferente. Gostaria de fazer uma pergunta: Os temas que você trabalha tem uma sequencia? Como você seleciona os temas para trabalhar em suas reuniões?
    Parabéns pelo belíssimo trabalho. Obrigada, Rosimara

    • mariaines - 01/08/2012 às 10:05 pm

      Rosimara, às vezes, demoro duas ou três reuniões para concluir um conteúdo, então o organizo em uma sequência de temas menores. Os temas são de acordo com as necessidades de formação, que seleciono a partir da análise que faço dos instrumentos de acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Abraços!

  • Janete - 30/07/2012 às 11:57 pm

    Seu trabalho é maravilhoso! Gostaria de uma dica sobre como trabalhar com EFII num estudo com todos os professores e de conteúdo diferentes.

    • mariaines - 01/08/2012 às 5:29 pm

      Janete, minha experiência é com EF I, mas penso que coletivamente trabalharia o aspecto “metodologia” de ensino, parte pedagógica, mesmo. Penso também que os professores por área devem ser os parceiros do coordenador pedagógico de EF II. Abraços.

  • Glaucia Maria Albino Vizicatto - 31/07/2012 às 1:49 am

    Muito bacana a maneira como organiza as pautas, realmente acredito que não existem receitas prontas, mas conhecendo a prática de outras pessoas e estudando muito a gente vai aprimorando e nosso trabalho e procurando melhorar cada vez mais na função que ocupamos, organizo as pautas da nossa escola sempre com o cabeçalho (nome da escola, data),depois sempre uma frase reflexiva, uma indicação literária ou uma leitura em voz alta, e depois os temas de trabalho, no final se tiver informes ou recados eu também coloco.
    Beijos Glaucia, este blog é um espeço de aprendizagem muito significativo e importante, obrigada por compartilhar conosco tantas práticas excelentes!

  • Flavia Cardoso - 31/07/2012 às 11:08 am

    Belíssimo trabalho. Em nossa escola seguimos o mesmo roteiro e tem dado muito certo. Afinal, coordenadores também devem ser formadores e com isso a equipe cresce bastante!! Parabéns pelo trabalho!!

  • Deise Luci Santana Alves - 01/08/2012 às 10:15 pm

    Olá querida, adorei o seu post, ele me deu algumas ideias.
    Sou coordenadora de uma Emei e de uma creche, as professoras das duas escolas cumprem o horário de formação na emei. aqui chamamos de HTPC, dura duas horas. costumo organizar na sexta feira e termino na segunda, dia em que ela é realizada.
    Faço uma pauta também e gosto de junto com a pauta entregar os folhetos dos eventos culturais que a cidade oferece, tbm costumo fazer algum tipo de dinâmica de grupo antes de iniciar, algo rápido que tenha relação com o assunto a ser estudado, e que me forneça qual o conhecimento inicial delas. No final fazemos uma avaliação coletiva e as vezes individual do tipo pontos positivos e oportunidades de melhoramento. Enfim, estou aprendendo muito com o blog de vcs, Obrigada e Parabéns!

    • mariaines - 06/08/2012 às 2:22 pm

      Deise, gostei da ideia dos folhetos dos eventos culturais. Como é bom trocar ideias… Abraços. Maria Inês

  • Josenildo de Lima Pinheiro - 05/08/2012 às 4:40 pm

    Tenho apenas três anos de prática docente e no ano anterior (2011) fui eleito coordenador pedagógico da instituição. Esse blog vem me ajudando a encontrar respostas para as tarefas diárias de um coordenador e esclarece como devo agir em situações corriqueiras da escola. Grato.

  • Josenildo de Lima Pinheiro - 05/08/2012 às 4:44 pm

    Uma dúvida, me ajudem! Tenho uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental que se recusa a trabalhar com textos em sala de aula, pois ela argumenta que os alunos não sabem escrever, não conhecem as letras e por isso ela trabalha letras, sílabas e palavras avulsa. Ela está certa? Como devo agir?

    • mariaines - 10/08/2012 às 2:44 pm

      Josenildo, penso que o que essa professora precisa é entender a concepção (teoria) que estamos trabalhando nesse momento histórico e que essa teoria embasa a prática pedagógica do professor. Precisa também entender a concepção do trabalho com texto na alfabetização. Acredito que somente com estudos nesse sentido, essa professora poderá mudar a sua prática. Ás vezes, o professor não faz porque não sabe, não é mesmo? Não perca as novidades do blog. Abraços. Maria Inês

  • mcc - 06/08/2012 às 3:23 pm

    E como fazer intervenções com uma professora que é agressiva com equipe inteira quando questionada, e afirma: afastá-la da sala de aula seria “prêmio”?

    • mariaines - 10/08/2012 às 2:46 pm

      mcc, infelizmente, ainda temos que enfrentar muitas resistências por parte dos docentes. Penso que as intervenções para com essa profissional não devem parar e sempre registrar, por escrito, tudo o que é orientado a ela e pedir que tome ciência do registro e assine. Quanto ao afastamento, não dá para afastá-la? Abraços. Maria Inês

  • Nelma Pedroso Sanches Silveira - 08/08/2012 às 3:39 am

    Fiquei feliz quando li sobre o preparo das pautas das ATPCEs, sou coordenadora da E.E.Profa. Regiane do Carmo Monteiro, no Bairro de Perus, e sempre tive um cuidado e carinho ao preparar minhas pautas de reunião. Tenho certeza que meus professores merecem receber uma pauta construída para o crescimento do grupo e consequentemente dos nossos alunos. Embora o tempo dos encontros semanais seja reduzido (2 horas semanais), tentamos aproveitar cada minuto desse tempo e uma pauta bem planejada e executada faz a diferença. Nossos professores acreditam na formação como um dos caminhos para a Educação de qualidade. Além das observações do processo de aprendizagem, dialogamos para levantar as necessidades de formação do grupo. Os encontros de formação da DE também nos ajudam muito. Estou encantada com o Blog e aproveito para agradecer os saberes partilhados. Abraços . Nelma

    • mariaines - 10/08/2012 às 2:49 pm

      Nelma, que bom que você está gostando. Parabéns pelo seu trabalho. Abraços.

  • LAIZ AP. SANTOS VARGAS - 09/08/2012 às 12:27 am

    Parabéns pelo seu trabalho esta excelente. muito obrigada por disponibilizar e compartilhar conosco

    • mariaines - 13/08/2012 às 2:04 pm

      Obrigada, Laiz. Teremos sempre novidades e esperamos que elas ajudem bastante. Abraços! Maria Inês

  • eliana cardoso - 13/08/2012 às 8:13 pm

    acho q nos devemos estar sempre trocando experiencias.

    • mariaines - 17/08/2012 às 7:30 pm

      Eliana, é verdade, a troca de experiência enriquece nossas ações profissionais. Abraços. Maria Inês

  • ANA KEILLA RODRIGUES DA SILVA - 19/08/2012 às 12:27 am

    Para um Programa seja vivido precisamos sempre desses ajustes. As formações e as reuniões são grandiosas.

    • mariaines - 27/08/2012 às 2:40 pm

      Ana, obrigada por visitar o blog. É bom trocar experiências, não é? Abraços. Maria Inês

  • Teolinda Maria Braga - 24/08/2012 às 2:17 pm

    Este blog é muito bom. Sou Coordenadora, assinante da Nova Escola e Gestão Escolar e gostaria de ver experiências direcionadas para o Ensino Médio. Sucesso!

    • mariaines - 27/08/2012 às 2:35 pm

      Teolinda, infelizmente minha experiência é com Ensino Fundamental, mas mesmo assim, obrigada por visitar o blog. Abraços!

  • Fábio Gonçalves - 24/08/2012 às 8:29 pm

    Achei muito proveitoso ler sobre a maneira como a coordenadora prepara sua pauta. Tal forma se parece muito com a minha e a de outra coordenadora que trabalha comigo. Somos coordenadores dos anos finais do Ensino Fundamental e fazemos o HTPC juntos. Procedemos de maneira similar ao descrito por Maria Inês e, como já temos um “PROJETO FORMATIVO”, que contempla os temas bem como as ações ã serem realizadas, baseamo-nos em tal projeto para a realização dos HTPC´s. Também fazemos uma pauta com o timbre da escola, com a data e uma lista de presença a ser assinada ao término da reunião. No início do ano CADA PROFESSOR recebeu um caderno para registros, o que nos pressiona a otimizar tal espaço e não caiamos no “chororô” tão comuns em muitas reuniões de formação. Entretanto, apesar de todas essas ações, ainda enfrentamos o descaso da formação oferecida pelos coordenadores por parte dos colegas. Mas não desistimos, pois estamos na coordenação por escolha e já sabíamos o que enfrentaríamos. De qualquer forma, também às vezes sinto vontade de voltar pra sala de aula, onde pelo menos se não há o interesse também não há a arrogância de achar que já atingiu o clímax na questão do aprender.

    • mariaines - 03/09/2012 às 2:08 pm

      Fábio, não desista. Pelo que você escreveu, vocês fazem um trabalho muito legal. Como você disse, “estamos na coordenação por escolha” (também me incluo), logo, sabemos que podemos ajudar a melhorar a formação dos professores. Abraços.

  • Tânia de Andrade Magalhães - 26/08/2012 às 5:22 pm

    Olá , tudo bem.
    Realmente seus posts são uteis e principalmente leva a reflexão hoje já li alguns e novamente estou postando comentários. Também trabalhamos a formação nos HTPC de suas horas quninzenais , o que é pouco. Por outro lado o tema é levantando conforme nossa formação no Ler e Escrever e nem sempre bate com o que é a necessidade primeira, mas ajuda muito no dia a dia.
    Um dos elementos trabalhosos na organização da pauta é a escolha da leitura inicial, pois precisamos pensar no grupo , na sua realidade , porém dicas poderiam acrescentar. Você tem algumas indicações? Poderíamos montar uma lista , inclusive com comentários. Parabéns pelo seu trabalho.

    • mariaines - 03/09/2012 às 2:10 pm

      Tânia, gostei da ideia da lista. Vou pensar em montar uma lista e talvez até escrever um post. Ficaria bem interessante. Abraços.

  • maria - 27/08/2012 às 3:55 am

    Maria Ines, obrigada pela contribuição sobre a elaboração da pauta. tenho uma dúvida, no ano de 2010 e 2011, fui coordenadora de ceinf, realizava reunioes coletivas a cada bimestre com o grupo de professoras, e semanalmente acompanhava-as no planejamento. Este ano estou na escola e coordeno 9 turmas (educação infantil, primeiro e segundo ano). Como poderia organizar o encontro coletivo somente com as professoras que coordeno sem misturá-las com professores de 6º ao 9º ano.

    • mariaines - 03/09/2012 às 2:10 pm

      Maria, não sei se entendi sua pergunta. Não seria o caso de fazer duas reuniões para atender às especificidades? Abraços.

  • Gerbene Miranda - 21/09/2012 às 10:48 am

    Realmente esses passos são essenciais numa pauta de formação, já que o foco desta, é a formação do profissional para melhorar seu trabalho junto às crianças e jovens. Considero ainda importante, pautar mesmo os assuntos que são vivenciados pelos professores, mas não compreendidos pelos mesmos, por exemplo: professores de edcuação infantil, relatam as mordidas em sala de aula, nas brincadeiras, enfim, na escola. Então diante dete fator, é necessário ser discutido e estudado esse fenomeno presente na escola, talvez em todoa escola. Então, o professor, compreendendo esse fator, como ele se apresenta, e porque ele existe, irá propor atividades que venham a suprir essa necessidade da criança.

    • mariaines - 25/09/2012 às 10:34 pm

      Gerberne, penso que, quanto mais estudarmos as características do desenvolvimento infantil e como se processa a aprendizagem, mais conseguiremos melhorar a educação. Abraços.

  • Marilza Acioli de Souza Costa - 24/09/2012 às 2:48 am

    Parabéns, é muito trabalho mas encantador, apaixonante, pricipalmente quando se tem uma equipe esforçada. Parabéns!

    • mariaines - 04/10/2012 às 6:13 pm

      Marilza, obrigada por visitar o blog. O parecer de vocês é muito importante. Abraços.

  • Lucia Helena Donzelis Vianna - 05/11/2012 às 7:01 pm

    Adorei esta sugestão. Gostaria de receber uma sugestão de uma pauta de reunião para o final do ano.obrigada

  • Reth - 02/12/2012 às 1:47 am

    olá Maria! Eu acordei coordenadora e estou maravilhada com o passo a passo. No início queremos inserir muitas coisas e a sua dica vai me ajudar muito na organização. Obrigada. Um forte abraço.

  • Maeli cassia diniz dalevedo. - 06/02/2013 às 11:48 pm

    oiiii gostei,e gostaria que me enviaste modelos para ter noção como montar os meus.

  • Harleny de Fátima Ferreira Santos - 10/03/2013 às 7:37 pm

    Tenho encontrado algumas dificuldades no que diz respeito à formação dos professores, mesmo porque coordeno desde a educação infantil ao ensino médio. Como posso definir pautas de formação para cada modalidade de ensino? Ajude-me.

  • luciene - 24/03/2013 às 7:41 pm

    Oi, adorei suas informações e, principalmente, a ideia do portifólio. Muito obrigada.

  • Amei o comentario citado .Parabéns! - 26/03/2013 às 1:09 am

    A pauta de formação realmente é indispensável no espaço de formação, ela direciona, organiza é o momento especial para reflexão da prática.

  • NILMA DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA - 26/03/2013 às 7:38 pm

    foi muito bom prá me ser apresentada a esse site, pois me norteou nas minhas atividades de coordenação e está servindo de base para o meu trabalho.

  • Edilma Rosa da Silva - 28/03/2013 às 8:05 pm

    obre as reuniões Ac ou formações de professores, comungo ainformação a cima, pois realmente não é nada fácil preparar a pauta desses encontros. Nós coordenadores, temos que est atão preparados quento os demais para estabelecer uma disciussão proveitosa nessas oportunidades. Eu costumo sempre faze uma sondagem para verificar o andamento das atividades educativas, e após observações inicio a minha pauta.Discutimos sobre alguma pendência, comemorações, materiais didáticos , tudo acompanhado de textos teóricos o que pode nos dar melhor sustentação para que possamos chegar a um objetivo do que precisa ser melhorado ou do que esta indo bem.Apesar de ser um momento que de mim exige estudo e planejamento, sou grata por contar com uma equipe que conta com o meu trabalho e isso facilita.

  • Deborah Arantes - 08/04/2013 às 11:48 pm

    Olá Maria Inês…
    Sou coordenadora na rede municipal de Monteiro Lobato há 4 anos. Nossos ATPCs, durante esse tempo foram tornando-se cada vez mais formativos, uma prática que antes não era considerada. Nesse aspecto, tivemos um bom avanço.
    Porém, ainda vejo uma grande resistência quanto aos registros das reuniões e acabo eu mesma fazendo. Se proponho, somente alguns fazem, o que não acho justo. Seria o caso de impor? Para isso, sei que posso contar com o respaldo da diretora e da Secretária de Educação, contudo, não é nada democrático.
    O que você sugere? Como você agiria nessa situação?
    Um grande abraço… Parabéns pelas postagens, são ótimas e sempre nos auxiliam muito em nossa tarefa de coordenar o trabalho pedagógico da escola.
    Deborah Arantes

  • Maria Cristina - 13/04/2013 às 12:47 pm

    Parabéns pelo belíssimo trabalho de vcs.

  • sandra - 16/04/2013 às 12:06 am

    Sou coordenadora municipal há 6 meses e tenho muita dificuldade em montar as pautas e conduzir as reuniões,ja pensei até em desistir, preciso de algumas dicas e conselhos de coordenadores mais experientes. Obrigada

  • cezinha - 27/04/2013 às 12:19 am

    Por favor, como posso envolver e agradecer os professores em um projeto(fundamental 2)?

  • miguelena andrade - 15/05/2013 às 12:58 am

    gostaria de receber muitas ideias de formacões para professores do Ensino Fundamental II

  • meiry - 03/07/2013 às 1:40 am

    Muito boa a sua ideia, parabéns!

  • terezinha souza - 11/07/2013 às 2:31 pm

    Muito boas as dicas, gostaria de obter mais dias se possível nesse meu Email.
    Tenho uma escola há 14 anos é o Centro Educacional Paulo Freire.
    Abraços, Terezinha Souza

  • Maria Ivanira Amorim Franco - 16/07/2013 às 6:43 pm

    Sem comentários, o que eu gostaria é de ajuda porque eu estou como coordenadora do mais educação, e não tenho nenhuma experiencia como fazer as lista de alunos e o horário para cada monitor. Por favor, me ajude se poder. OBRIGADA!

  • maria eliene capistana gomes - 17/07/2013 às 8:10 pm

    gostaria de de participar do site de nova escola

  • Márcia - 27/08/2013 às 1:11 pm

    Maria Ines admiro o seu trabalho e a humildade de dividir as suas experiências. Parabéns!!!!..´pessoas como você nos estimulam a acreditar na Educação. Beijos, Márcia.

  • Célia Ferreira Duarte - 29/09/2013 às 10:58 pm

    Boa noite,. sou formada em Pedagogia, História e Psicopedagogia. Até há pouco tempo dava aulas de História no ensino Fundamenta lI e Médio, agora estou como Coordenadora Pedagógica em uma escola infantil e berçário, Peço ajuda para montar aulas no ensino infantil e de que forma trabalhar no berçário, não tenho material pedagógico para isso. Obrigada.

  • Nara Louzada Pereira - 27/12/2013 às 10:03 am

    Planejar aula exige muito empenho e concentração do professor ,pois a aula precisa ter um bom conteúdo e se torne proveitosa e com um bom entendimento.

  • Romilda - 27/12/2013 às 1:40 pm

    Fico feliz por saber que não estou distante em meu trabalho com meu grupo de professoras. Parabens pelo seu trabalho!

  • Solange - 27/12/2013 às 11:48 pm

    No momento de ATPC, são transmitidas informações e orientações a respeito do trabalho pedagógico e tudo que contem para o momento relacionado ao convívio que envolve o aprendizado no âmbito escolar.

  • Maria de Fátima Lima - 07/01/2014 às 12:04 am

    Sou coordenadora pedagógica de educação infantil da rede municipal, adorei esse blog, gostaria muito de participar, tenho muitas dúvidas em relação a formação continuada, e voce é excelente. Parabéns. Preciso pensar na formação de 2014, e vou contar com a experiencia e sugestões. Bjos!Fátima

  • Adriana Silva de Campos - 09/01/2014 às 7:55 pm

    Adorei as sugestões,já fiz minhas anotações.Espero sempre ter mais,pois irão me ajudar muito.

  • Arlete Mariano - 13/01/2014 às 3:55 pm

    Gostei das orientações . Faço parte desse ritual, não tenho portfólio , mas sim umcaderno com resumo do que fora acordado nas reuniões .

  • Suany Maria viana dos Santos - 14/01/2014 às 8:03 pm

    Costumo ter essa rotina isso a ajuda na organização dos encontros ou formações ,achei bem interessante a montagem do portifólio te dá uma visão do que foi construído.Esse blog é ótimo.

  • selma - 20/01/2014 às 8:18 pm

    parabéns pelas belíssimas sugestões.

  • Adriana Julieta Basilio Marçal Zanoni - 26/01/2014 às 6:56 pm

    Fiquei muito feliz em encontrar tantas informações preciosas. São questões que nos deixam ansiosas, preocupadas se estamos no caminho certo. sou coordenadora educacional de um município e toda troca de experiência, toda ajuda é mais do que bem vinda.
    Espero poder contar com vcs sempre.
    Grata

  • luciana moura - 04/02/2014 às 1:27 pm

    obrigada fou muito bom para mim,me ajudou muito.

  • Divina Aparecida Modesto - 08/02/2014 às 5:53 pm

    Adoro as publicações da Revista Escola, aprendo muito!

  • NEILA NORONHA - 09/02/2014 às 12:43 pm

    Sou Coordenadora Pedagógica em Fortaleza – Ceará. Tenho um grupo de professores grande. Ensino Fundamental (7º ao 9º ) e as 3 séries do Ensino Médio. Escola Pública. O artigo acima é muito interessante e me apontou algumas ideias para melhorar os planejamentos, os quais são realizados por área de atuação; Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática como Ciências Humanas. Então não é fácil conduzir toda semana o trabalho coletivo. Gostaria de receber sugestões.

  • Adriana da Silva Chaves - 11/02/2014 às 3:10 pm

    Boa tarde,

    Amei a dica de abrir a reunião sempre com um conto; interessante estratégia para incentivo a leitura. “Um bom leitor, forma leitores”

  • ADRIANA FRANKLIN DE SOUZA - 19/02/2014 às 11:13 pm

    quero que me envie um modelo, pois sou iniciante preciso de ajuda

  • Laise Soares - 21/02/2014 às 10:33 pm

    olá, sou coordenadora de Educação Infantil, como iniciante gostaria de receber digas como desenvolver melhor esse trabalho. beijos.

  • Ruth - 13/03/2014 às 4:34 pm

    Parabéns Inês, as suas contribuições tem me auxiliado como coordenadora pedagógica de uma escola municipal.

  • Isabel Cristine Gonçalves - 14/03/2014 às 7:53 am

    Boas dicas sempre são importantes para o crescimento de nosso trabalho. Parabéns meninas!!

  • Sandra Coelho Bastos - 24/03/2014 às 10:26 am

    Parabéns!!!

  • Ionara Souza - 24/03/2014 às 8:34 pm

    Muito interessante, também uso esse mesmo critério para elaborar a pauta das reuniões de formação e já fico imaginando a próxima.

  • Marivone Alves Sousa Rolim de Sena - 09/04/2014 às 7:33 pm

    Sempre planejo minha reuniões pedagógicas,com pauta que seja baseada nos aspectos observados e que seja de interesse dos professores, sendo que é sempre importante trabalhar mensagens ,dinâmicas de quebra gelo,oferecer textos de situações do cotidiano da sala de aula elevar como estímulo para saber lidar comas mesmas e também dialogar no grupo já que no dia a dia muitas vezes esses momentos não são possíveis de acontecer. . Nossa escola trabalha temáticas que favoreça o crescimento contínuo do professor visando melhoria para que ele seja um profissional, capaz de realizar uma ação reflexiva sobre teoria e prática.

  • Jaciara Oliveira Borges - 22/04/2014 às 4:04 pm

    Exemplar seu trabalho. Sou sua fã de carteirinha.Um grande beijo. QUE DEUS TE ABENÇOE.

  • José Guilherme Andrade Filho - 04/05/2014 às 9:13 am

    Aceitei o desafio em ser o Professor Coordenador Pedagógico, e agora….!1?? Estudar eu sei que é imprecindivel!!

  • Simone Alves Siqueira - 11/05/2014 às 2:40 am

    Já existe um procedimento padrão, mas dá sempre pra trazer uma novidade. No You Tobe encontro muitas palestras para iniciar o tema de estudo do dia. Há sempre um lanche saboroso que foi preparado coletivamente pelo grupo com os saberes culinários de cada um. Compartilhamos e avaliamos os saberes construídos nesse momento. É rico e proveitosos, mas demanda capacitação do coordenador. Ser professor do professor é sempre um desafio.

  • Luciana Fernandes - 22/05/2014 às 9:47 pm

    Parabéns por sua dedicação e troca de experiência. Me vejo neste momento totalmente perdida, socorro! Estou como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I há uma semana e precisaria de tudo ou qualquer coisa que pudesse fornecer para ajudar-me neste novo processo em minha vida! Desde já muito agradecida.

  • Conceição Filha - 27/05/2014 às 9:07 am

    Eu também tenho feito minha pauta, porém não havia atentado para a entrega de uma pauta com espaços para os registros. Faço sempre o encaminhamento das atividades, detalhando como será realizada cada ítem da pauta o que facilita a organização do relatório. Aos professores entrego apenas a síntese da pauta.

  • Izilda Pereira de Andrade - 04/07/2014 às 11:22 am

    Suas sugestões são bem objetivas, quero parabenizar, pois trabalho como supervisora de ensino e estou sempre em busca de novos conhecimentos e experiências.
    O trabalho em equipe, leva a comunidade para dentro da escola. Devemos esmiuçar todos os conflitos existentes, assim contemplaremos a todos os envolvidos, seja ele equipe o comunidade.

  • VALDENICE ANDRADE SOUSA - 26/08/2014 às 5:41 pm

    Gostei bastante das sugestões sobre a pauta de formação dos professores.



 Assine já a sua revista!
Gestão Escolar
  Patrocínio     Edições SM

Fundação Victor Civita © 2013 - Todos os direitos reservados.