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Formação de professores em Matemática

1º módulo: Conhecimentos geométricos

Priscila Monteiro

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=== PARTE 1 ====
Objetivos específicos
- Adquirir ferramentas conceituais que permitam aos professores analisar propostas didáticas para o ensino de Geometria.
- Refletir sobre o papel do professor nos primeiros anos da escolaridade com base na perspectiva da Didática da Matemática.
- Elaborar critérios para selecionar situações potentes para a aprendizagem.
- Antecipar e analisar os possíveis procedimentos dos alunos.
- Selecionar, planejar e desenvolver em aula um conjunto de atividades referentes aos conhecimentos geométricos.

Conteúdos
- Características dos problemas geométricos.
- Organização dos conteúdos geométricos.
- Situações-problema relativas às propriedades das figuras geométricas.

Tempo estimado
Dois meses (cinco reuniões de duas horas, cada uma)

Material necessário
Cópias da Figura 1 dessa página, régua, compasso, transferidor, papel sulfite, cópias dos textos citados neste módulo, modelo de registro e sequências didáticas disponíveis no Especial Planos de Aula 2 - Matemática e computador com acesso à internet.

1ª reunião
Problemas geométricos

Para que os professores possam refletir sobre as características dos problemas geométricos, entregue uma cópia da figura 1 (abaixo) e peça que eles façam uma reprodução usando os instrumentos que julgarem necessários.

 

Ilustração: Otávio Silveira
Figura 1

Ao terminar, eles devem sobrepor o desenho deles ao original e observar se coincidem. Esclareça que essa é uma atividade para eles e não deve ser repetida com os alunos. Pergunte sobre os procedimentos utilizados. Certamente serão muitos e variados, o que permitirá a você discutir a existência de diversas maneiras de estabelecer relações entre as linhas e as formas da composição. Exemplo: para encontrar o ponto médio (PM) dos lados do quadrado maior, é possível prolongar os lados dos triângulos que se formam em seus vértices ou dobrar o quadrado no meio (abaixo).

Ilustração: Otávio Silveira
Figura 2

Peça que os professores repitam a atividade usando uma escala diferente: o lado que mede 10 centímetros passará a medir 20 centímetros. Essa variação exige a busca de outra forma de validação da produção deles, pois a sobreposição não será mais eficiente. Para garantir que a cópia esteja correta, eles precisarão assegurar que as relações existentes no original estejam presentes no novo traçado. Exemplo: se o quadrado pequeno tem os vértices nos pontos centrais dos lados do quadrado grande, essa característica tem de ser mantida na cópia. Para o próximo encontro, sugira a leitura da reportagem Mostre aos Alunos os Conceitos de Direção e Dimensão, disponível no site, que trata da representação, do reconhecimento, da interpretação e da construção de figuras geométricas. Como tarefa, os professores devem fazer uma reflexão escrita sobre o texto com base nas seguintes questões: 

- Quais são os conteúdos referentes a espaço e forma que aparecem? 

- Em que época do ano e para qual faixa etária é possível iniciar o trabalho com Geometria? 

- O texto fez refletir sobre a maneira de ensinar Geometria? 

- O que mudou na sua perspectiva de ensino desse conteúdo?

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====
=== PARTE 4 ====
=== PARTE 5 ====

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Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 012, Fevereiro/Março 2011. Título original: Pelos ângulos, curvas e retas da Geometria
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