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Formação continuada em produção de texto

5º módulo: avaliação das produções textuais

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=== PARTE 1 ====

Estimular os estudantes a se expressar por meio da palavra escrita para que possam se tornar autores de textos de qualidade em diferentes gêneros é um dos desafios da escola. E uma das etapas mais importantes do processo de produção é a avaliação. A tarefa exige interesse, atenção, aprofundamento, preparação e reflexão. Nesse momento, é essencial definir critérios para que o educador possa planejar intervenções, rever procedimentos e coordenar o processo de revisão junto com os autores, permitindo que eles avancem no aprendizado. A análise dos textos criados pelos alunos e do trabalho do próprio professor é o tema deste módulo do projeto de formação de produção textual, produzido com exclusividade para a revista GESTÃO ESCOLAR por Maria Cristina Zelmanovits, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), de São Paulo.

Objetivo geral
Formar professores do 1º ao 5º ano para trabalhar com a produção textual escrita.

Objetivos específicos deste módulo
- Analisar os textos dos alunos com base em critérios definidos.
- Planejar intervenções relativas às produções.
- Avaliar o próprio trabalho.

Conteúdos 
- Condições para a avaliação das produções escritas.
- Avaliação dos textos dos alunos.
- Revisão do trabalho proposto.

Tempo estimado
Um mês (quatro reuniões de duas horas cada uma).

Material necessário
- Cópias do texto O que É Preciso Levar em Conta Quando Se Avalia os Textos dos Alunos?, de Maria Cristina Zelmanovits, e da tabela deste encarte.

Desenvolvimento

1ª reunião: Leitura e reflexão 

Coordenador, o módulo anterior se encerrou com a revisão de propostas de escrita realizadas ou em fase de elaboração ou com a sugestão de novas propostas. Após os esforços realizados por seu grupo de professores, essas ideias devem estar em andamento. Os estudos e as análises deste módulo podem ocorrer independentemente da etapa do trabalho em que se encontram as turmas. Embora a proposta focalize produções individuais, é possível utilizá-la também nas coletivas.

Comece pedindo ao grupo que explicite os procedimentos geralmente utilizados para avaliar os textos produzidos pelos alunos: todas as produções são lidas? Eles costumam fazer anotações sobre o que observam? Comunicam aos alunos essas análises? Planejam situações de revisão com base nas conversas com os alunos sobre os textos? Distribua cópias do texto O que É Preciso Levar em Conta Quando Se Avaliam os Textos dos Alunos?. Durante a leitura, individual ou em voz alta, é recomendável que o grupo utilize procedimentos de estudo, como grifos e anotações. Após a leitura, promova a socialização das impressões e retome trechos para discussão, como o relativo à concepção dos alunos como autores, a ideia de que só é possível avaliar o que foi ensinado e a parte que destaca a necessidade de planejar intervenções. Finalize avisando o grupo que nos próximos encontros serão trabalhadas questões relativas aos critérios que norteiam a avaliação dos textos.

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=== PARTE 3 ====
=== PARTE 4 ====

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Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 022, Outubro/Novembro 2012. Título original: Avaliação das produções textuais
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