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5º módulo: diferentes formas de resolver problemas de multiplicação e divisão

Como trabalhar operações do campo multiplicativo e intervir para que os alunos tenham maior domínio sobre o tema

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=== PARTE 1 ====

Embora ainda persista a crença de que o trabalho com a multiplicação deva começar no 4° ano, especialistas defendem a introdução desse conteúdo já nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Isso porque a construção desses conhecimentos leva tempo e é sabido que os alunos podem resolver essas operações mesmo sem ter o pleno domínio das estratégias. Este quinto módulo de formação em Matemática, elaborado por Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC), trata das diversas questões de multiplicação e dos aspectos que interferem na complexidade delas. Ela propõe o ensino da tabuada por meio do estabelecimento de relações que facilitem a memorização dos números. Você vai encontrar também sugestões de intervenções que os professores podem fazer de forma a contribuir para que os alunos avancem na resolução dos problemas.

Objetivo geral
Formar professores do 1º ao 5º ano para trabalhar com os principais conteúdos da Matemática previstos para o primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos
- Refletir sobre os diferentes sentidos da multiplicação e os aspectos que interferem na complexidade da operação. 
- Realizar escolhas intencionais de problemas multiplicativos para trabalhar em sala de aula e saber intervir para que os alunos avancem. 
- Analisar e identificar diferentes procedimentos utilizados pelos estudantes para resolver as questões de multiplicação e os conhecimentos que eles colocam em jogo. 
- Pensar no ensino da tabuada com base no estabelecimento de relações.

Conteúdos 
- Problemas multiplicativos. 
- Análise e reflexão sobre as estratégias de resolução dos alunos.
- Tabuadas.

Tempo estimado
Dois meses (cinco reuniões de duas horas cada uma)

Material necessário
Cópias dos quadros deste encarte, dos textos e das reportagens de NOVA ESCOLA sugeridas.

Desenvolvimento

1ª reunião: Compreensão dos problemas
Reúna os professores em grupos e distribua a lista de problemas que está no quadro abaixo. Eles precisarão identificar os aspectos que interferem para a maior ou menor complexidade de cada um. Para ajudar na análise, entregue também cópias do quadro A Classificação da Multiplicação e da Divisão, apresentado na reportagem Multiplicação e Divisão Já nas Séries Iniciais. Após a leitura, peça que os grupos discutam e socializem os comentários com a turma. Finalize a reunião escrevendo no quadro os principais itens que o grupo precisa considerar ao selecionar problemas para trabalhar com os alunos: tipo da operação, lugar da incógnita, tamanho e características dos números, contexto e forma como as informações são apresentadas.

Enunciados para análise
O objetivo é identificar os aspectos que interferem na complexidade dos problemas

1 Seis times participam de um campeonato de futebol e cada um deles jogará duas partidas contra os demais adversários. Quantas partidas serão disputadas? Quantos dias serão necessários, visto que é realizado somente um jogo a cada final de tarde?
 
2 Se cada pacote tem 3 figurinhas, quantas figurinhas há em 4 pacotes?

3 Quantas patas têm 5 gatos?

4 Uma lanchonete permite que os clientes montem seus sanduíches e oferece pão branco e pão integral; presunto, queijo e salame; molho rosé e tártaro; alface e tomate. O cliente pode escolher um ingrediente de cada tipo: pão, molho, verdura e frios. Quantas combinações diferentes é possível montar?

5 Um pátio tem forma retangular de 80 metros de comprimento por 30 metros de largura. Desenhe o plano do pátio usando uma escala de 1:400.

Foto: Dercilio

6 Vou comprar um sorvete de dois sabores. Quero combinar um de fruta e um cremoso. Quantos sorvetes diferentes posso montar?

7 Uma floricultura arrumou 4 vasos de flores com 6 rosas em cada um. Quantas rosas a floricultura usou no total?

8 A diretora de uma escola quer organizar 66 cadeiras em um auditório, com 7 cadeiras em cada fileira. Quantas fileiras ela formará?

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====
=== PARTE 4 ====

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Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 016, Outubro/Novembro 2011. Título original: As diferentes formas de solucionar os problemas
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