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Passo a passo da tematização da prática

Confira 11 passos necessários para conduzir um bom processo de tematização da prática

Noêmia Lopes

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=== PARTE 1 ====

Antes de tudo, é preciso entender o que significa tematização da prática: tematizar é olhar para algo e tratá-lo como um objeto de reflexão, levantando teorias a seu respeito - é por isso que, por vezes, é chamada de teorização. E por que "da prática"? Porque ela consiste em analisar as atividades didáticas da sala de aula para estudar as teorias que ajudarão os docentes a perceber as intervenções necessárias ao ensino dos conteúdos. Com isso, os professores veem que prática e teoria estão interrelacionadas - uma ligação pouco explorada nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas.

Confira abaixo o passo a passo para você, coordenador pedagógico, realizar tematizações eficientes nos momentos de formação dos professores.

Ilustrações: Olavo Costa

1. Identificação das necessidades
Os momentos de formação e observação de sala servem para descobrir o que é preciso tematizar. Você pode encontrar, por exemplo, baixo desempenho nas avaliações de História e urgência de atualização dos professores dessa área. Leve em conta as competências que eles já têm e as que precisam desenvolver - mais as necessidades de aprendizagem dos alunos. A equipe pode sugerir atividades para a análise.

 

Ilustrações: Olavo Costa

2. Pesquisa de referências
A tematização, para ser bem feita e colaborar para que o grupo avance, requer um estudo em profundidade. Não basta apenas observar a prática e falar sobre ela sem o devido conhecimento teórico. Cabe ao coordenador levantar a bibliografia a respeito do tema que será abordado nos encontros pedagógicos, reservar momentos para estudá-la e selecionar alguns textos para compartilhar com a equipe.

 

Ilustrações: Olavo Costa

3. Definição do material de análise
A tematização pode ser feita com vídeos produzidos para programas de formação, captados em aulas de outros professores, e com material gravado na própria escola. Os primeiros são os melhores para introduzir a prática da tematização, enquanto se constrói a relação de confiança entre a coordenação pedagógica e a equipe docente. Depois, o ideal é fazer gravações internas, que ajudarão a solucionar as dúvidas do grupo.

 

Ilustrações: Olavo Costa

4. Planejamento em equipe
Quando a gravação é feita internamente, é fundamental elaborar a aula a ser documentada com os professores e corresponsabilizar-se pelo desenvolvimento da atividade. O planejamento pode ser feito tanto com a equipe como individualmente, com o docente que será filmado. Esse cuidado ajuda o grupo a perceber que a intenção da tematização é que todos avancem - e não apontar erros.

 

Ilustrações: Olavo Costa

5. Escolha do equipamento
A filmagem é o recurso mais eficiente por permitir que o grupo lance olhares múltiplos sobre um mesmo objeto e faça análises coletivas. Contudo, as escolas que não têm filmadora podem usar captações em áudio como base das discussões durante a formação. Nesse caso, a coordenação deve acompanhar a gravação para anotar as reações dos alunos, os materiais manipulados e o contexto da atividade.

 

Ilustrações: Olavo Costa

6. Manuseio da filmadora
O coordenador é quem melhor conhece os aspectos da aula que devem ser gravados - as intervenções do professor, as perguntas dos alunos e a interação da turma com o conteúdo. Portanto, é o mais indicado para operar o equipamento. Esqueça a contratação de profissionais que trabalham com eventos e festas: eles não têm informações para se ater aos pontos que realmente são relevantes à discussão.

=== PARTE 2 ====

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Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 013, Abril/Maio 2011. Título original: Guia da tematização
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